quarta-feira, 22 de maio de 2013

'Grito da Seca' protesta e cobra ações do governo do RN em Natal.

Manifestantes segue nas Ave. Mor Gouveia e Jaguarari. (Foto: Pindoba Notícia)
No dia de ontem (21) estivemos na capital do Estado, Natal, que fica a 328 Km de Felipe Guerra. Para apoiar a manifestação 'Grito da Seca: sede de água, sede de direitos', que cobra ações do Governo do Estado em relação aos problemas provocados pela seca. A manifestação foi iniciada as 8h, partindo do viaduto de Ponta Negra. A mobilização é organizada pelo Fórum do Campo Potiguar, objetivo denunciar à sociedade, o descaso e o atual abondono dos agricultores (as) nos últimos anos.

A pauta do "Grito da Seca: Sede de água e de direitos" foi construída pelo Focampo (FETARN, FETRAF, ASA, MSA, MST, MMM, MLB, CSP-Conlutas, CUT, comitê Popular da Copa, MLST, CPT, Pastorais sociais, FETAM, Levante Popular da Juventude), juntamente com outros movimentos e organizações da sociedade civil que atuam no campo e na cidade. Com objetivo de entregar uma pauta de reivindicações à governadora Rosalba Ciarlini, destacando pontos como a questão da terra, os recursos hídricos, a assistência técnica, a concessão de crédito aos agricultores, a educação no campo e a segurança.

Vale lembrar que durante a atual seca, considerada a maior nos últimos 50 anos. As políticas anunciadas, a maioria delas ainda não implementadas pelos Governo Federal e Estadual são insuficientes, sendo que algumas dessas iniciativas fortalecem a lógica da indústria da Seca e reforçam a ideia equivocada de que o único problema é a falta ou a pouca chuva, quando na verdade trata-se de um problema de se garantir direitos e democratização no acesso a água, terra, assistência técnica. etc.
Seguranças impede entrada dos manifestantes. (Foto: Pindoba Notícia)
Estima-se que mais de 7 mil pessoas estiveram na luta pelos seus direitos. Os manifestantes usavam gritos de guerra como "o povo na rua, governo a culpa é sua". Ao chegar no centro administrativo do Estado, os manifestantes foram até a frente da Governadoria para protestar, e uma barreira de seguranças e policiais fizeram o suporte para evitar qualquer invasão dentro da Governadoria. Mas ali mesmo, vários representantes de entidades discursaram sobre os problemas sofridos e as reivindicações. Quem também esteve apoiando o movimento, foi a professora e a vereadora Amanda Gurgel. Todos manifestantes agiram de forma pacífica. Não houve nenhuma ocorrência ou transtornos.
Manifestante em Frente a Governadoria (Foto: Pindoba Notícia)
Amanda Gurgel (Foto: Pindoba Notícia)
Cidadãs e representantes da FETARN e STTR  de Felipe Guerra. (Foto: Pindoba Notícia)                      

Nenhum comentário:

Postar um comentário