segunda-feira, 30 de abril de 2012

Homenagem ao Dia do Trabalhador – 1º de maio



Flores Ao Trabalhador
Hoje é o dia primeiro de maio
Trago flores dentro de um balaio
Para todos os trabalhadores,
Que sentiram as dores.
De um salário insuficiente,
De stress e pressão na mente!
Trago flores para um trabalhador,
Que trabalha com ardor e dor.
Para não perder o seu emprego,
Que garante parte do seu sossego!
Atualmente querem impedir o seu sucesso
Querem votar uma ementa no congresso.
Para tirar os seus direitos,
Que são quase perfeitos!
Querem tirar o seu décimo terceiro
De um jeito muito traiçoeiro!
Querem tirar seu seguro desemprego
Que trará dor de cabeça e desapego!
Trago flores ao trabalhador
Neste dia cheio de furor!
Que este delicado amor – perfeito,
Traga a sorte de uma esperança,
Que ele não deixe a política tirar o seu direito,
E que a justiça não fique só na lembrança!
Hoje é o dia primeiro de maio
Trago flores dentro de um balaio
Para todos os trabalhadores,
Que sentiram as dores.

PRESIDENTA DILMA RECEBE PAUTA DO GTB


A Diretoria da CONTAG e representantes das 27 Federações dos Trabalhadores na Agricultura (FETAGs) entregaram a pauta do 18º. Grito da Terra Brasil (GTB) à presidenta Dilma Rousseff, na tarde desta sexta-feira (27 de março), no Palácio do Planalto, em Brasília. Os ministros Gilberto Carvalho (Secretaria-Geral da Presidência da República) e Pepe Vargas (Desenvolvimento Agrário) também participaram da audiência.
O presidente da CONTAG, Alberto Broch, destacou que a pauta apresentada representa os interesses e demandas de mais de 20 milhões de homens e mulheres que vivem no campo brasileiro. “São 18 anos e nunca nenhum presidente deixou de nos atender. Tivemos momentos bem tensos e outros mais leves. Portanto, nesse ano, quero tomar a liberdade de relatar o que está acontecendo em várias regiões do país: de 98 para cá, foram assassinadas 90 lideranças, reflexo dos problemas que enfrentamos com a falta de regularização fundiária”, informa Broch. Inclusive, o presidente de Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de Vilhena (RO) está preso por essa luta.
Broch aproveitou a oportunidade para reivindicar uma providência do governo a respeito da representatividade sindical no campo, pois a CONTAG representa os agricultores e agricultoras familiares com até quatro módulos rurais. Mas, quem está recebendo a contribuição dos proprietários(as) a partir de dois módulos rurais é a Confederação Nacional da Agricultura (CNA – patronal). “No próximo ano a CONTAG fará 50 anos e essa representação cabe a nós. Por esse motivo, queremos que o governo tenha muito carinho ao analisar essa questão do sindicalismo brasileiro”, cobra.
O presidente também destacou a importância do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) para a criação e implementação de políticas públicas para os trabalhadores e trabalhadoras rurais de todo o país. “Temos a necessidade de fortalecer o nosso MDA, porque está lidando diretamente com todo o nosso público. Precisamos de mais gente, de mais estrutura”, completa.
O sindicalista faz ainda um resumo dos pontos presentes na pauta, onde são apresentadas propostas de políticas para geração de renda dos(as) agricultores(as) familiares; para a terceira idade, juventude e mulheres; para o Plano-Safra; para solucionar o problema da seca no nordeste; dentre outros. Ele também citou as reivindicações que foram negociadas no GTB do ano passado e que ainda não foram concretizadas, como a questão do Sistema Único de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa) e o projeto de esportes para a juventude rural. “Mas, nesse ano queremos um formato diferenciado de negociação. Os pontos principais da pauta devem ser tratados diretamente com os ministros”, reforça o presidente.
Outro destaque da audiência foi a cobrança do Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR) com relação à aprovação do novo Código Florestal Brasileiro. Broch cobrou um posicionamento da presidenta, principalmente quanto à anistia aos desmatadores e à diferenciação da agricultura familiar. Foi reivindicada ainda a participação efetiva do MSTTR no Programa Nacional de Educação do Campo (PRONACAMPO), e uma resposta concreta nos próximos dias à pauta dos Assalariados e Assalariadas Rurais.
Já a secretária de Mulheres Trabalhadoras Rurais da CONTAG, Carmen Foro, enfatizou a importância de o governo estar no processo de construção da Política Nacional de Agroecologia, que foi uma reivindicação da Marcha das Margaridas do ano passado, e que será lançada na Rio+20, em junho. “Mas, um dos pontos que foi anunciado e ainda não foi cumprido é o que determina a criação de um grupo interministerial para cuidar das creches nas áreas rurais. Esse não saiu do papel até o momento. Aproveito para me somar ao coro e pedir à presidenta para vetar alguns artigos do novo Código Florestal, principalmente para não perdermos o rumo da sustentabilidade”, afirma a secretária.
Ao iniciar a fala, a presidenta Dilma Rousseff fez um compromisso de que os ministros Gilberto Carvalho e Pepe Vargas farão um controle maior para que todas as medidas anunciadas no resultado do GTB e da Marcha das Margaridas sejam cumpridas. “Isso é extremamente importante para vocês confiarem em mim e eu em vocês.” A governante disse que a regularização fundiária, presente na pauta, é uma questão que ela quer implementar, pois é fundamental para a inclusão social dos agricultores e agricultoras familiares.
Ao tratar da reforma agrária, Dilma reconheceu a importância da parceria com a CONTAG. “A CONTAG foi o movimento social que mais avançou nessa política”, reconhece. No entanto, mostrou-se preocupada com o aumento da pobreza nos assentamentos rurais. Por esse e outros motivos, acredita ser estratégico trabalhar essa política a partir de três momentos: o primeiro para identificar os trabalhadores e as trabalhadoras rurais sem-terra; o segundo, acessar a terra; e o terceiro, oferecer condições para que famílias assentadas sejam autossustentáveis.
Sobre a disputa com a CNA quanto à representação dos agricultores até os quatro módulos rurais, a presidenta mostrou interesse em resolver esse caso. “Vamos analisar essa questão com muito cuidado”, promete. Em resposta à cobrança do seu posicionamento a respeito da votação do Código Florestal, Dilma encaminhou para o ministro Pepe a responsabilidade de receber as sugestões da CONTAG antes dela sancionar ou vetar o texto substitutivo. “Agora, estudos mostram que o período da seca será longo. Fizemos um encontro em Aracaju, com os governadores do nordeste, e tratamos de várias questões, como a bolsa estiagem, crédito, demandas por poços artesianos e carros-pipa, obras estruturantes e outras medidas necessárias para superar esse problema”, divulga.
Ao finalizar a audiência e receber a pauta, a presidenta fez o compromisso de que o governo fará a negociação em tempo hábil para que o resultado seja anunciado em 30 de maio, na mobilização do GTB, e que os ministros Gilberto Carvalho e Pepe Vargas coordenarão o processo. “Finalmente, gostaria de agradecer à CONTAG que é a entidade que mantém uma das melhores relações com o nosso governo. Aliás, a agricultura familiar é essencial para o desenvolvimento do nosso país”, declara Dilma.
Contag.

ANIVERSÁRIO DO STTR, dia 29 de Abril de 2012



O Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Felipe Guerra,  aniversariou neste dia 29 (Domingo), fazendo 39 anos de existência, o sindicato nasceu no dia 29 de abril de 1973, hoje com sua sede própria localizada na Rua Francisco Diógenes Nº114.
 Daí para cá vem atendendo os Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais do Município de Felipe Guerra, com os seguintes Benefícios e ações voltada para os agricultores e agricultoras como seja , associativismo, cooperativismo, aposentadoria rural, auxilio doença, salário maternidade, P1mc, pronaf, PDHC, Credito Fundiário e outras.  

sexta-feira, 27 de abril de 2012

CONAB enviará 17 mil toneladas de milho para o RN

A Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB), vai destinar 17 mil toneladas de milho para reabastecer os armazéns da empresa no Rio Grande do Norte. A informação foi repassada ao deputado federal Henrique Eduardo Alves pelo presidente da companhia, Rubens Rodrigues dos Santos.

A solicitação foi feita pelo líder do PMDB na Câmara dos Deputados, Henrique Alves, e reforçada pela governadora Rosalba Ciarlini durante audiência com o ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro Filho. “Agradeço ao ministro Mendes Ribeiro e ao Presidente da CONAB o atendimento de nosso pleito que é urgente”, disse o deputado.

O milho será transportado da cidade de Pedra Preta, em Mato Grosso, para Natal, Caicó, Assú, Mossoró e Currais Novos. A CONAB ainda estuda a reabertura do armazém de Umarizal para atender a demanda dos municípios no Médio e Alto Oeste do estado.

De acordo com relato  ao presidente da CONAB, os estoques estavam reduzidos e, com o aumento da demanda por alimentação para os rebanhos, em função da seca no estado, a remessa de milho se fazia urgente para repor os estoques.
O presidente da CONAB informou que o milho deverá chegar ao estado já na primeira semana de maio. Uma segunda remessa, já solicitada pela superintendência do órgão no estado, de 25 mil toneladas, deverá manter os estaque regulares durante o segundo semestre, ampliando a oferta de ração para os rebanhos.
Radio Vale do Apodi

GOVERNO QUER QUALIFICAR 100 MIL MULHERES ATÉ 2014


Até 2014, cerca de 100 mil mulheres deverão ser beneficiadas pelo programa Mulheres Mil. Esse é o objetivo da iniciativa, que pretende promover educação e qualificação profissional para que mulheres tenham uma inserção mais igualitária no mercado de trabalho, segundo informou hoje (24) o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, durante reunião entre o governador-geral do Canadá, David Johnston, e a presidenta Dilma Rousseff, no Palácio do Planalto.  
“O Brasil tem interesse em continuar a parceria com o governo do Canadá por ser um país que prioriza a educação. Uma de nossas metas é ampliar o número de vagas para que essas mulheres tenham acesso à educação e se tornem profissionais melhores. O programa Mulheres Mil está virando ‘Mulheres Dezenas de Milhares’”, disse o ministro.
Na reunião, o governo do Canadá ainda anunciou a doação de 12 mil bolsas para estudantes brasileiros no país que fazem parte do programa Ciência sem Fronteiras.
"Esse projeto de formação e capacitação de mulheres é estratégico em um país como o nosso, não só porque as mulheres ocupam na sociedade brasileira um papel de destaque quando se trata do cuidado com a família e dos filhos, mas também porque nós estamos em um processo de assegurar e de garantir uma presença de mulheres na sociedade brasileira. Por isso também, além do Ciência sem Fronteiras, nós agradecemos a parceira do Canadá no Mulheres Mil, que nós queremos que seja 'Mulheres Um Milhão'", afirmou a presidenta.
Também participaram da reunião entre Dilma e Johnston os ministros da Ciência e Tecnologia, Marco Antônio Raupp, e o ministro interino de Relações Exteriores, Rui Nogueira. FONTE: Agencia Brasil
   

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Garantia-Safra terá aporte de R$ 281 milhões para atender agricultores atingidos pela seca

 O Fundo Garantia-Safra ganhou crédito extraordinário de R$ 281,8 milhões para garantir a indenização de todos os agricultores familiares inscritos no programa e que sofreram perdas igual ou acima de 50% de sua produção devido à estiagem na região Nordeste, Vale do Mucuri, Vale do Jequitinhonha e Norte de Minas Gerais. O valor foi determinado por Medida Provisória publicada nesta quarta-feira (25), no Diário Oficial da União, para atender cerca de 750 mil agricultores.
Acredita-se que cerca de 80% dos agricultores inscritos no programa do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Garantia-Safra, deverão ter perda igual ou acima de 50% em função da estiagem. “A estiagem é muito forte e as perdas muito significativas. Com esse recurso, o governo vai cobrir o déficit de 50% do fundo. Estamos tranquilizando os agricultores para que eles tenham a certeza que serão indenizados”, diz o diretor do Departamento de Financiamento e Proteção da Produção da Secretaria da Agricultura Familiar (SAF) do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), João Luiz Guadagnin.
Aporte
O Governo Federal, excepcionalmente, antecipou sua participação ao Fundo Garantia- Safra antes dos estados e municípios totalizarem seus aportes conforme determina a Lei 10.420/2002. Isso não significa que estados e municípios deixarão de realizar seus aportes nos prazos determinados pelo Comitê Gestor. Eles deverão fazer o pagamento dos aportes e cumprir o cronograma do Garantia-Safra para que os agricultores, em caso de perda comprovada, possam receber o pagamento na época em que deveriam ter a colheita das culturas cobertas pelo Programa do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).
Procedimentos para acessar o Garantia-Safra
Para que os agricultores inscritos no programa tenham direito ao pagamento do Garantia-Safra, a Prefeitura deve encaminhar solicitação de vistoria e indicar um técnico vistoriador à Secretaria da Agricultura Familiar. O técnico do MDA, por sua vez, encaminhará laudos amostrais para o técnico indicado pela Prefeitura Municipal, que deve fazer as vistorias e digitar os laudos no Sistema de Verificação de Perda do Garantia Safra, informando as áreas e culturas plantadas, se o plantio é solteiro ou consorciado e a produção colhida.
São critérios para receber o pagamento do Garantia-Safra: ter perda comprovada de, no mínimo, 50% das culturas de feijão, algodão, milho ou mandioca. Estados e municípios, também, devem fazer os aportes ao Fundo Garantia-Safra.
FONTE: MDA

Primeira etapa da Campanha contra a Febre Aftosa em 2012 será lançada hoje

A primeira etapa da Campanha contra a Febre Aftosa em 2012 será lançada hoje, 26. A solenidade terá início às 9h, no Centro de Comercialização de Animais Armando Buá, no bairro Costa e Silva. A vacinação começará dia 1º de maio e se vai estender até o final deste mês.
Para a campanha, a Gerência da Agricultura, Abastecimento e Recursos Hídricos adquiriu 10 mil doses da vacina para cada etapa. De acordo com o titular da pasta, Rondinelli Carlos, foram investidos cerca de R$ 60 mil na compra da vacina.
Conforme Rondinelli Carlos, a campanha de vacinação é voltada para pequenos criadores e agricultores familiares. A iniciativa faz parte do Programa Nacional de Erradicação da Febre Aftosa, que é realizada duas vezes por ano, nos meses de maio e novembro. A estimativa é de que cerca de dez mil animais sejam imunizados.
O gerente Rondinelli Carlos lembra que é de inteira responsabilidade do produtor adquirir sua vacina, bem como realizar a vacinação de seus animais e declará-los junto ao Instituto de Defesa de Inspeção Agropecuária do Rio Grande do Norte (Idiarn), órgão responsável pela fiscalização e registro de animais.
Segundo a Gerência da Agricultura, na última campanha, realizada em novembro de 2011, foram vacinados um total de 7.937 animais, obtendo-se um bom êxito tanto no aspecto quantitativo quanto no qualitativo, já que a campanha atingiu seus objetivos, imunizando cerca de 80% do rebanho. 
O Mossoroense






quarta-feira, 25 de abril de 2012

R$ 2,7 BILHÕES SERÃO INVESTIDOS PARA O COMBATE Á SECA NO NORDESTE É O QUE GARANTE O GOVERNO FEDERAL


Em reunião com governadores de estados do Nordeste, a presidenta Dilma Rousseff anunciou nesta segunda, 23, em Aracaju (SE), medidas para minimizar efeitos da estiagem no Nordeste. Concessão de crédito para garantir seguro a pequenos produtores, expansão da rede de abastecimento de água, antecipação dos recursos do programa Água para Todos e recuperação de poços artesianos estão entre as medidas anunciadas.
No total, entre liberação de créditos e linhas especiais, os investimentos somam cerca de R$ 2,7 bilhões, segundo o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, que acompanhou a presidenta Dilma Rousseff à reunião com os governadores nordestinos.
Serão enviadas ao Congresso quatro medidas provisórias para que haja mais liberação de recursos para a região. A primeira medida será para a abertura de crédito extraordinário de cerca de R$ 200 milhões a pequenos produtores que não são segurados pelo programa Garantia Safra, que paga aos agricultores prejudicados pela estiagem R$ 680, valor parcelado em cinco vezes.
"Já estamos chamando esse programa de Bolsa Estiagem", disse o ministro de Integração Nacional, Fernando Bezerra. Para receber a Bolsa Estiagem, o agricultor terá de fazer parte do sistema de Cadastro Único. Com esse programa, o governo pretende pagar até R$ 400, em cinco vezes de R$ 80.

A segunda medida provisória a ser enviada ao Congresso será para a expansão da distribuição de água por meio de carros-pipa, medida tomada anteriormente em municípios que têm falta de água. Em 2011, na mesma operação, o Ministério da Integração gastou cerca de R$ 230 milhões. Segundo o ministro Bezerra, deverá ser aberto crédito extraordinário de R$ 164 milhões para atender à operação com carros-pipa nos próximos seis meses.
A terceira medida é referente à antecipação dos recursos do programa Água para Todos. Esse programa faz parte do principal programa do governo, o Brasil sem Miséria. De acordo com o ministro da Integração Nacional, o governo pretende liberar até R$ 799 milhões, já previstos no Orçamento Geral da União (OGU) deste ano, para a construção de cisternas e a instalação dos sistemas de abastecimento simplificado, que atendem de 50 a 100 casas. Os recursos também deverão ser empregados para a construção de aguadas [mananciais] e pequenos barreiros [lagoas] destinados à agricultura familiar.
Esses recursos, de acordo com o ministro, serão totalmente liberados até dezembro deste ano e poderão ser usados pelo Ministério da Integração ou por convênios entre o Ministério do Desenvolvimento Agrário e os governos estaduais.
A presidenta também deverá enviar ao Congresso outra medida provisória para conceder cerca de R$ 60 milhões para a implantação e a recuperação de poços artesianos. O governo identificou a existência de quase 5 mil poços já perfurados e que podem ser equipados para ampliar a oferta de água até novembro. O governo estima que, desses poços, 2,4 mil sejam economicamente viáveis para receberem equipamentos nos próximos seis meses.
Da Agência Brasil

FETARN Apresenta ações emergenciais para o enfrentamento dos efeitos da seca no RN

A diretoria da FETARN entregou no dia 17/04/2012, documento contendo proposta ao governo do estado a respeito das ações emergenciais para o enfrentamento e convivência com os efeitos da seca no Rio Grande do Norte
relatou o Sr. Francisco José da Silva, vice-presidente da FETARN.
 
APRESENTAÇÃO

A Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Rio Grande do Norte – FETARN e os 163 (cento e sessenta e três) Sindicatos filiados apresentam ao Governo do RN, a pauta de proposições emergenciais para amenizar os efeitos da estiagem registrada na região. Bem como, propõe ações estruturantes com o objetivode construir e consolidar estratégias de convivência com o semiárido.
Como se percebe, a escassez das chuvas configura um quadro de seca, em que assola o povo norteriograndense, principalmente do meio rural. É preocupante e requer medidas urgentes e enérgicas, pois a baixa precipitação registrada não foi suficiente sequer para garantir a forragem para alimentação dos animais, deixando os pequenos açudes e barragens com capacidade hídrica insuficiente. O que se verifica na maioria dos municípios do estado, é a perda totaldas lavouras de sequeiro: milho, feijão, sorgo,mandioca, fava e dentre outras; ea perda dos animais em decorrência da falta de água e suporte forrageiro.Os danos já afetam uma população de 1,6 milhões de potiguares, até o momento, o Governo do Estado já decretou “Estado de Emergência” em 139 municípios, sendo que 71 destes já estão sendo abastecidos de forma precária através de carros pipa.
Estamos diante de um fenômeno natural que se caracteriza pela irregularidade pluviométrica no período chuvoso - semiárido brasileiro, que merece atenção por parte dos órgãos públicos no que consiste na adoção de medidas e planos que garantam as condições sustentáveis e capazes de convivência com o semiárido, o que não se percebe na ação governamental ao longo dos anos.
A expectativa da FETARN, é que se efetive a abordagem da referida situação, a fim de encontrar alternativas que assegurem aos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, condições dignas de permanência da vida no campo.
Nesta perspectiva, apresentamos as medidas e ações a serem adotadas pelo Estado do RN:
I – PROGRAMA GARANTIA SAFRA
a)      Que o Governo do Estado faça gestão junto ao Governo Federal, no sentido da antecipaçãoda liberação do Programa Garantia Safra 2011/2012 para o mês de junho/2012 para aqueles municípios em que foi comprovada a perda da safra.
b)     Que o Governo do Estado agilize a proposta de reformulação/ampliação do programa, principalmente com a continuidade das atividades do Grupo de Trabalho já constituído em nível nacional, considerando as contribuições das oficinas realizadas nos Estados.
c)      Que o Governo do Estado, crie um “Seguro Complementar” no sentido de garantir a inserção dos Agricultores e Agricultoras Familiares não beneficiários do Garantia Safra.
II – Crédito Emergencial e Negociação de Dívidas
a)  Criação de uma linha de crédito de custeio e investimento emergencial agropecuário junto a AGN – Agência de Fomento do Estado, ou outro órgão:
i)     Valor de R$ 10.000,00;
ii)    Taxa de juros de 0,5%;
iii)   Carência de 03 anos;
iv)   Prazo de 07 anos para pagamento;
v)    Bônus de adimplência de 50% sobre o valor das parcelas pagas até a data do respectivo vencimento;
b)  Que o Governo do Estado,faça gestão junto ao Governo Federal (Banco Central), no sentido de editar medidas urgentes para suspensão dos pagamentos das parcelas referente às dívidas dos trabalhadores e trabalhadoras rurais que vêm acumulando-se em função dos problemas climáticos.
c)  Que o Governo do Estado,busque agilizarjunto ao Governo Federal a prorrogação das parcelas referentes aos beneficiários do PNCF – Programa Nacional do Crédito Fundiário.
1.     Que o Governo do Estado, garanta a ampliação do horário de irrigação com a utilização da tarifa especial para irrigação até às 11h00min.
2.     Que o Governo, distribua de forma gratuita para todos os agricultores e agricultoras o medidor de dupla tarifa como forma de incentivo à utilização da Tarifa de Desconto Especial para Irrigação e Aquicultura.
3.     Distribuição de fôrmas, equipamentos e máquinas ensiladeiras para construção de silos anel e trincheira para armazenagem de fenação e silagem, tecnologias sociais ao alcance imediato dos(as) agricultores familiares norteriograndenses.
4.     Que o Governo do Estado, Governo Federal em conjunto com o MSTTR busquem junto a CONAB a disponibilização, através da Defesa Civil, de cestas básicas para as famílias em situação de emergência/calamidade pública atingidas pela estiagem no Estado. Ressaltado a necessidade do controle social nos municípios.
5.    Que o Governo do Estado intervenha junto à CONAB,no sentido de garantia o abastecimento dos seus armazéns no Estadocom milho, farelo de trigo e soja visando garantir a comercialização destes produtos para os/as agricultores/as familiares.
6.    Que o Governo do Estado busque a ampliação dos recursos para contratação de produtos da agricultura familiar por meio dos Programas PAA e PNAE.
7.     Que o Governo do Estado garanta a contratação imediata de carros pipas para abastecimento de água preferencialmente nas cisternas construídas pelo Programa 1 Milhão de Cisternas(MDA/MDS) e o Programa de Desenvolvimento Solidário (Estado RN).
8.     Que o Governo do Estado garanta a constituição de comissões municipais com a participação dos STTR’s para acompanhar a distribuição de água pelos carros pipas de maneira democrática e que contemplem de fato as famílias mais necessitadas.
9.     Que o Governo do Estado, através da Defesa Civil garanta urgentemente o reconhecimento e a homologação de todos os municípios que apresentaram decreto de situação de emergência ou estado de calamidade pública.
10.  Que o Governo do Estado garanta junto ao DNOCS a revitalização dos Perímetros Irrigados possibilitando assim a produção de grãos, hortaliças e suportes forrageiros, preferencialmente sem o uso de agrotóxicos.
11.  Que o Governo do Estado, garanta a implantação imediata de programa emergencial de perfuração, recuperação e instalação de poços tubulares e amazonas, priorizando as unidades familiares, bem como a contínua instalação e manutenção de cisternas de placas e calçadão, barragens subterrâneas e sucessivas, açudes, e adutoras de pequeno e médio porte, entre outras estruturas, para buscarmos definitivamente a erradicação da utilização de carros pipas.
12.  Que o Governo do Estado, possa garantir a assistência técnica universal e gratuita para todos (as) agricultores e agricultoras familiares do RN.
13.  Que o Governo do Estado, recupere os dessalinizadores existentes e aplicando segundo a legislação que trata da questão ambiental, bem como implantar mais unidades em caráter emergencial.Que o Conjunto do MSTTR, Governo Federal e Governo do Estado unam forças para a retomada e agilização da implantação de cisternas de placas do Programa P1MC pela ASA. Buscando também a universalização do Programa P1+2 no semiárido brasileiro de forma a garantir água para consumo humano e animal.
14.  Que o Governo do Estado em conjunto com o Governo Federal, defendam pela ampliação do atendimento às famílias contempladas no Programa Brasil Sem Miséria bem como a expansão das metas para as áreas atingidas pela seca.
15.  Que o Governo do Estado, amplie o processo de construção do Programa “RN SUSTENTÁVEL”(antigo Programa de Combate à Pobreza Rural II), garantindo a participação do Movimento Sindical dos Trabalhadores (as) Rurais do Estado, preservando a efetiva participação do CDR - Conselho de Desenvolvimento Rural, como mecanismo de controle social.
16.  Que o Governo do Estado, institua uma “Comissão” com caráter permanente para discussão e acompanhamento sobre as ações de convivência com os efeitos da seca.
17.  Que o Governo do Estado, apresente um “interlocutor” para dialogar junto ao Movimento Sindical e aos Movimentos Sociais, com o objetivo de construirmos uma Agenda permanente pautada nos interesses da Agricultura Familiar e as ações emergenciais.
 Blog. FETARN

terça-feira, 24 de abril de 2012

Dilma promete R$ 2,7 bilhões aos governadores do NE

Pelo menos 138 municípios do Rio Grande do Norte necessitarão de uma espécie de "selo" do Governo Federal para que tenham a situação de emergência reconhecida por causa da seca e, assim, possam fazer jus mais rapidamente aos cerca de R$ 2,7 bilhões que a presidenta Dilma Rousseff (PT) anunciou ontem, em Aracaju (SE), para ampliar o fornecimento de água e apoio ao agricultor. A petista esteve reunida na capital sergipana com os nove governadores do Nordeste, ocasião em que revelou o pacote de medidas destinado a combater os efeitos da seca, já anunciada como das mais perversas dos últimos 40 anos, segundo informações de técnicos do próprio Governo Federal.
Dilma Rousseff reúne governadores do Nordeste, em Aracaju, e promete liberação de recursos


"Estamos aqui discutindo essa questão importantíssima e nossa intenção é não deixar com que a seca devaste tudo que conquistamos nos últimos anos de crescimento, melhoria de vida, e as condições de sobrevivência no semiárido nordestino", expôs a presidenta, em Aracaju. Dilma Rousseff chegou ao Palácio Museu Olímpio Campos, no centro de Aracaju, por volta das 14h. Ela almoçou com os governadores e em seguida anunciou o pacote de medidas a portas fechadas.

A preferência para repasse dos aportes será dada aos municípios já reconhecidos em situação de emergência pelo Governo Federal. E é aí que os municípios potiguares terão que agilizar os trâmites, já que até o momento - a pretexto de ter a governadora Rosalba Ciarlini (DEM) declarado, por meio de decreto, a calamidade de 139 cidades - somente Jucurutu, no Seridó, tem a situação reconhecida pela União.

No dia 12 de abril deste ano foi publicado o texto do decreto número 22.637, do Executivo estadual, que declara emergência nos municípios devido a estiagem. A medida teve como base o monitoramento da Gerência de Meteorologia da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn), que relata o fato de a zona rural dos municípios do RN já se encontrar afetada com a falta de água para a produção agrícola e pecuária, bem como para o consumo humano e animal.

Os 139 municípios atingidos pela seca no Estado - 83,23% do total de 167 - possuem, juntos, uma população rural afetada em torno de 500 mil pessoas. A Emparn leva em consideração ainda o fato de que as pancadas de chuvas de inverno até o presente momento serem insuficientes para a formação de estoques de água nos principais reservatórios; açudes, tanques, poços tubulares, barreiros e principalmente cisternas, importante recurso para o suprimento da população rural com água potável.

O decreto prevê que o estado de emergência deve perdurar por 90 dias, podendo ser estendido por igual período. Com a decretação, os órgãos do Sistema Nacional de Defesa Civil (Sinidec) ficam autorizados a prestar apoio suplementar aos municípios afetados pelo desastre, mediante prévia articulação com  a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, e de acordo com o planejado com a devida antecipação.

'Não vamos deixar que a seca devaste tudo'

A presidenta Dilma não deu entrevista, mas, no final da manhã, ao participar de assinatura de contrato entre Vale e Petrobras para exploração de potássio, ela destacou sua preocupação com a estiagem: "Pretendemos não deixar que a seca devaste tudo o que conquistamos nos últimos anos, de crescimento, de melhoria de vida, de condições de sobrevivência no semiárido nordestino".

Através de Medidas Provisórias serão abertos crédito no valor de R$ 84 milhões para abastecimento via carro pipa nos próximos seis meses, para evitar colapso no abastecimento em áreas rurais e urbanas, e também para recuperação e ampliação de poços artesianos. São mais de 4,3 mil poços perfurados, dos quais deverão ser recuperados cerca de 2,4 mil.

Recursos do programa "Água para Todos" serão antecipados e R$ 779 milhões - já previstos no orçamento - serão utilizados para construção de cisternas, implantação de aguadas e pequenos barreiros e perfuração de poços para pequenos agricultores.

Uma outra linha de ação destacada por Bezerra Coelho foi a ampliação do Garantia Safra, que terá um total R$ 500 milhões a serem liberados para os agricultores, Cada um terá direito a R$ 680,00, divididos em quatro parcelas.

O plano - que está detalhado no site do Ministério da Integração - também prevê abertura de crédito emergencial para atender agricultores de pequeno porte (até R$ 12 mil), médios e grandes (até R$ 100 mi) e setores da agroindústria ligados à pecuária leiteira e caprinocultura, através de recursos do FNE.

No pacote de ações está também a criação do "bolsa estiagem", que dará R$ 400,00 - a serem pagos em 5 prestações de R$ 80,00 -, para as famílias de agricultores familiares que não são assistidos com o programa Garantia Safra.  
Tribuna do Norte.